Arquiteta formada, com passagem em vários escritórios badalados da cidade, Ani Cuenca se define essencialmente como uma desenhista. Desde a época da faculdade, cursada na UFRJ, ela admite que adorava as aulas em que os trabalhos eram feitos em pranchas de nanquim sobre papel vegetal. Simples e essencial. O tempo passou, Ani se formou, e, o computador se tornou a principal ferramenta na sua vida profissional, mas a vontade de retomar os pincéis e canetas continuava forte. "Percebi o quanto o traço a mão era importante quando via os registros depois das reuniões. Sem perceber, os cadernos ficavam sempre cheios de rabiscos. ", conta ela. Seus cadernos eram verdadeiras obras de arte e suas composições orgânicas inspiradas na natureza compensavam os excessos de linhas retas de seus projetos.
Há cerca de um ano, Ani resolveu investir na carreira artística. Montou um atelier e passou a assinar telas monocromáticas sempre inspiradas em recortes da natureza.

 

"As cores que você enxerga podem não ser as mesmas que outra pessoa vê. Isso porque percebemos as cores através do nosso cérebro, e não de nossos olhos. A cor não existe objetivamente. Você pode identificar as cores, mas elas são inteiramente fabricadas em nosso cérebro e a luz é a responsável em transformar qualquer cor em nossa. Você vê o que eu vejo? Nenhum de nós vê o mundo como ele realmente é: cada um de nós vê de acordo com nossas histórias partilhadas e individuais. A partir desse entendimento optei por criar uma natureza preta e branca, para que cada um tenha o seu próprio colorido dependendo do seu imaginário."


Esta compreensão fez com que Ani Cuenca desenvolvesse seus desenhos em preto e branco, usando o nanquim como o seu principal instrumento de trabalho. O branco, a base, e o preto atua como o fio condutor. enlaçando as linhas delicadas que compõem cada uma de seus desenhos. De vez em quando, as cores aparecem, em detalhes salpicados, ou como fundo para as formas orgânicas e vivas do seu repertório estético, tornando o trabalho ainda mais envolvente.
 

 

 

 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2013-2015 Ani Cuenca. Todos os direitos reservados.

Fotos - Pedro Estarque

anicuenca@anicuenca.com